15.11.2016

Área de Leitura Especial

A Biblioteca Escolar da Escola Secundária Henriques Nogueira possui um espaço "Área de Leitura Especial" destinado à comunidade educativa e a utilizadores externos do concelho de Torres Vedras, que possuam limitações nas funções da visão, nomeadamente baixa visão e cegueira.

Esta área pretende promover a equidade no acesso à informação, disponibilizando um atendimento especializado, proporcionado por pessoal habilitado, e um conjunto de equipamentos e materiais, nomeadamente:

• Um Ampliador eletrónico, Merlin HD24;
  • Um ampliador digital portátil, Ruby;
  • Um computador IMAC com leitor de ecrã Voice Over;
  • Um Scanner;
  • Um Poet-Compact (scanner e leitor autónomo);
  • Um Candeeiro de luz fria;
  • Um Atril;
  • 126 Audiolivros;
  • 400 volumes em Braille.

A biblioteca pretende ser inclusiva e com este espaço disponibilizam-se recursos materiais que permitem às pessoas com deficiência visual ler um livro, viajar na internet ou simplesmente ouvir música.

As coleções de catálogos de livros em diferentes suportes, Braille e áudio, encontram-se disponíveis para permitir a requisição domiciliária e o empréstimo interbibliotecário.