12.07.2017

Festa do Cinema na Freiria

O Plano Nacional de Cinema (PNC) é um projeto de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, destinado ao público escolar e cujo objetivo é despertar nos alunos o hábito de ver e valorizar o cinema enquanto 7ª arte. Na sequência da parceria proveitosa com o Freiria Sport Clube, iniciada no ano lectivo de 2015/16, deu-se continuidade a este projeto de promoção do cinema, alargando-se a oferta ao Jardim infantil da Casa do Povo, aos alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos, comunidade local e aos lares de Freiria, Turcifal e Livramento, num total de cinco sessões, apenas possíveis de concretizar graças ao apoio logístico e técnico (som, equipamento de projeção e tela) a cargo do Clube e que contaram com cerca de cinquenta crianças do JI, quarenta alunos da EB1 de Freiria e duzentos jovens da EB 2,3 de Freiria. Só não foi possível realizar a sessão na EB1 de Chãos, mas fica a promessa de que no próximo ano letivo se irá levar o cinema ao público desta nova escola a integrar o projeto.

De entre os filmes visionados destacam-se “As coisas lá de casa”, por ter sido o mais apreciado pelo público mais jovem, bem como “Atrás das nuvens”, com o ator Nicolau Breyner, e “Aniki Bóbó, de Manoel de Oliveira, para a restante audiência.

Integrado no PNC, a turma do sétimo ano da Escola Básica 2,3 da Freiria, recebeu com muito entusiasmo o convite para participar num projeto extra curricular (FOCO – Cinema em ação) que visa uma intervenção junto da comunidade, utilizando o cinema como instrumento de referência. Sob a orientação do professor Gonçalo Oliveira, com o apoio do ATV e dos docentes Ana Paula Lavanco, Cristina Antunes, Elisabete Silva e Henrique Mata, desenvolveu-se um projeto de realização de um filme, uma exposição e a criação de um mural, na parede do campo de futebol do Freiria Sport Clube.

Este projeto específico consistiu no desenvolvimento de competências no que diz respeito a atividades fílmicas, envolvendo as áreas de produção, filmagem e edição, para deixar um legado essencial na preservação do património local da aldeia da Freiria, acabando por resultar em dois produtos finais: um mural alusivo aos temas abordados (toponímia, personalidades, festas e romarias e casas centenárias) e um documentário com a duração aproximada de 50 minutos.

No passado dia três de junho, toda a comunidade que compõe este agrupamento de escolas foi convidada para a sessão de apresentação do mural e do documentário nas instalações do Freiria Sport Clube, que contou também com a presença do Sr. Vereador Hugo Lucas, da Câmara Municipal de Torres Vedras. Revelou-se de extrema importância a divulgação do património imaterial da sede de freguesia, destacando-se a colaboração da Junta de Freguesia na aquisição de tintas para o mural. A qualidade da montagem do filme foi reconhecida por todos e mereceu já uma segunda exibição no passado dia dezoito de junho, no Teatrocine de Torres Vedras. O documentário será incluído ainda nas festas anuais da Freiria, a realizar no final de julho.

Ainda resultante destas parcerias, foi possível trazer à nossa localidade o autocarro do projeto “Le plein de super”, Festival Itinerante de Cinema (Curtas metragens). Esta sessão decorreu no adro da Igreja, à noite, pois trata-se de um festival de cinema de verão ao ar livre e que mobilizou cerca de 50 pessoas. O evento teve a particularidade de trazer o cinema ao público de uma aldeia, que apesar de estar perto da cidade não tem esse hábito, incentivando as pessoas a saírem de casa e assistirem a outras propostas, diferentes do cinema comercial e da televisão.

O PNC e estes projetos permitiram um enriquecimento de experiências, melhoria da qualidade dos serviços prestados pela biblioteca da Escola e verificou-se um incremento da participação da comunidade, aumentando a sua visibilidade, credibilidade e projeção local e social. É de louvar o ATV pelas propostas, bem como os alunos e professores que se disponibilizaram para concretizar estas ações cultural e socialmente relevantes para todos. E em especial o Freiria Sport Clube que se disponibilizou para ceder as suas instalações e participar nas diferentes atividades.