27.09.2017

Diversidade linguística em destaque

No âmbito do “Dia Europeu das Línguas”, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira promoveram diversas atividades com vista a sensibilizar a comunidade educativa para a importância da aprendizagem de línguas e de uma maior compreensão intercultural.

Na Escola do Maxial, três alunas do 9.º B, orientadas pela professora Isabel Rodrigues, prepararam uma aula de Francês para motivarem os colegas do 6.º ano a estudar esta língua. No polivalente, foi feita uma exposição com curiosidades linguísticas e trava-línguas em português, inglês e francês. Na biblioteca, “foi posta a mesa” para ilustrar a cultura de Portugal e dos países das línguas lecionadas na escola. Foram também dinamizadas leituras bilingues pela educadora Liliana Abreu, dando voz aos alunos oriundos de outros países.

Na Escola Secundária Henriques Nogueira, destacou-se o trabalho realizado com as turmas de Português para Falantes de Outras Línguas, no horário pós-laboral, tendo-se disponibilizado aos formandos uma “mostra de boas-vindas” com exemplos dos recursos da biblioteca que podem ser úteis na aprendizagem da língua portuguesa.