21.01.2019

Dia do Patrono – Padre Francisco Soares – 19 de janeiro

No dia 21 de janeiro assinalámos o Dia do Patrono na nossa Escola.

Francisco Soares nasceu em Torres Vedras, em 1605 e morreu em Juromenha, a 19 de janeiro de 1659. Era filho de D. João Soares de Alarcão, Alcaide-mor de Torres Vedras durante o domínio Filipino. Foi chamado o “Lusitano”. Em 1619 entrou para a Companhia de Jesus (Jesuítas). Estudou em Coimbra. Lecionou Humanidades, Teologia e Filosofia. Foi Doutor e Reitor da Universidade de Évora. É em Juromenha, que devido a uma explosão acidental, de barris de pólvora, veio a falecer.

Na Biblioteca e no átrio central estiveram patentes exposições que integraram a Biografia do “Padre Francisco Soares”, a História da nossa Escola, o Hino e “retratos” do rosto do “Padre Francisco Soares”, segundo a perspetiva dos alunos, elaborados na disciplina de Educação Visual.

No intervalo da manhã os alunos leram poemas e juntos, sob a orientação dos professores de Educação Musical, cantámos o Hino “Minha Escola, Meu Lugar”.