23.04.2019

23 de abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Visita a Biblioteca da tua escola e a Biblioteca Municipal de Torres Vedras

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor foi declarado no dia 23 de abril, no decorrer da XXVIII Conferência Geral da UNESCO, em 1995.

A escolha desta data alude à lenda de São Jorge, cujo dia se comemora exatamente no dia 23 de abril. Reza a história que São Jorge matou o dragão que amedrontava o povo, e do sangue do dragão nasceu uma rosa que o santo ofereceu à sua princesa. Assim, nesta data e segundo a tradição, os cavalheiros devem oferecer uma rosa vermelha às suas damas. Estas, por sua vez, em troca, deve oferecer-lhes um livro.

Nesta data também se assinala o dia da morte (ano de 1616) de dois escritores incontornáveis da esfera literária mundial: William Shakespeare e Miguel de Cervantes.