Parceiros

Constituição

A Rede de Bibliotecas de Torres Vedras define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do Concelho de Torres Vedras, visando uma gestão coordenada de aquisições, a compatibilização e a troca de informação bibliográfica, bem como a dinamização do empréstimo interbibliotecas, assente na observância de princípios técnicos (biblioteconómicos e informáticos) uniformizados.

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras inaugurada a 19 de Fevereiro de 1934, instalou-se numa das salas do edifício da Escola Secundária Municipal. A sua criação surgiu após a aquisição, por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras em 1931, da biblioteca particular do escritor torriense Júlio Vieira (1880-1930), cujo espólio ainda hoje está à sua guarda.

Em 1944 os serviços da biblioteca mudaram para novas instalações no edifício da Santa Casa da Misericórdia, onde permaneceu até 1993.

Ano que marca uma nova etapa na vida desta instituição que transitou para o edifício da antiga Escola Secundária Municipal, na Avenida 5 de Outubro, adaptado para receber os seus serviços e onde se manteve até março de 2016; No dia 25 de Abril de 2016 a Biblioteca Municipal transita para um novo espaço - o antigo edifício das Moagens Clemente, no Largo Justino Freire.    

Áreas funcionais: Recepção/Empréstimo Domiciliário, Sala Infantil, Juvenil e de Adultos, Bebeteca, Hora do Conto, Espaço de Periódicos, Audiovisuais e Sala de Exposições.

Em 2006 o município de Torres Vedras assina o protocolo de cooperação com o Ministério da Educação de integração no Programa Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e é criado o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE). 

 

Presta os seguintes serviços:

 

  • Empréstimo domiciliário (monografias e material não livro)
  • Consulta de presença de monografias e periódicos;
  • Serviço Educativo, que desenvolve atividades diversificadas para todos os públicos;
  • Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares;
  • Acesso à Internet ( Rede fixa e wi-fi)
  • Visionamento de filmes ;
  • Jogos de consola;
  • Acesso a equipamento informático para trabalhos de pesquisa e outros; 
  • Reprografia.    

 

Telefone
261 310 460
Área
1624 m2 m2
Nº Documentos
73000
Horário
De janeiro a junho / setembro a dezembro: Segunda-feira - 14h00 às 18h30 | Terça a Sexta-feira - 10h00 às 18h30 | Sábado - 14h00 às 18h00 || Julho e agosto: Segunda a Sexta-feira - 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Biblioteca da Escola Básica Padre Vítor Melícias

A Biblioteca Escolar desenvolve com as bibliotecas/escolas do agrupamento projetos, atividades e recursos de forma integrada, possibilitando assim a rentabilização de todo o processo, quer a nível material, quer a nível de recursos humanos.

O fundo documental circula por 13 Jardins de Infância e 12 escolas do 1º ciclo, através dos projetos Sobre Rodas, Ler+, ou simplesmente, pelas requisições dos utilizadores pessoais e institucionais. As localidades que integra são: Campelos, Vila Facaia, Vale Pereiro, Outeiro da Cabeça, Maceira, Póvoa de Penafirme, Palhagueiras, Sobreiro Curvo, A-dos-Cunhados, Ponte do Rol, Fonte Grada, Paúl, Ribeira de Pedrulhos e Boavista.

Ano de Integração na RBE: 2002 

Agrupamento
Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias
Telefone
261 334 200
Área
103 m2 m2
Nº Documentos
12000
Horário
Das 8h30 às 16h30

Biblioteca da Escola Básica Padre Francisco Soares

A Biblioteca Escolar é uma estrutura de apoio educativo, destinada a toda a Comunidade Escolar; concebida como um espaço pedagógico, lúdico e dinâmico para possibilitar, em consonância com o Projeto Educativo, o acesso à informação em vários suportes, à educação, à cultura e à orientação e ocupação de tempos livres.

A BE está organizada de modo a proporcionar diferentes zonas de trabalho que estimulem atividades como: leitura informal, leitura vídeo/áudio, consulta de obras gerais de referência, consulta de documentação e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação.

A BE dinamiza o Jornal Online da Escola http://pefranciscosoares.wordpress.com/ , e tem Facebook - Becre Pe Francisco Soares.

Em pleno século XXI, a missão e função das nossas Bibliotecas Escolares passa, sem dúvida, pela apropriação/integração dos recursos educativos digitais nas práticas do processo ensino-aprendizagem.

LER é, pois, como viajar num barco e ir a muitos lugares, onde nos é permitido viver uma infinidade de aventuras.

"Ler é sonhar pela mão de outrem", Fernando Pessoa

 

Ano de Integração na RBE: 2005 

Agrupamento

 Agrupamento de Escolas Madeira Torres

Telefone
261 334 180
Área
160 m2 m2
Nº Documentos
7712
Horário
Das 8h30 às 17h00
Carregar mais