21.07.2022

Projeto Pequenos Cientistas

O principal objetivo deste projeto passa por mostrar que as atividades dinâmicas/lúdicas de leitura na escola ajudam a desenvolver o gosto pela leitura e a criar hábitos de leitura científica nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como explorar algumas estratégias motivadoras de leitura.

No ano letivo 2021-22 foram dinamizadas quatro sessões, que envolveram 88 participantes oriundos de duas turmas de 3.º ano, do 1.º ciclo da EB1 Padre Francisco Soares, letras A e B e duas turmas do Ensino Secundário, da Escola Madeira Torres, uma de 10.º ano, letra E e uma de 11.º ano, letra A, ambas do Curso de Ciências e Tecnologias.

Os primeiros encontros das sessões de leitura tiveram como tema "As palavras" com a apresentação do livro “As palavras”, elaborado pela docente Elsa Andrade como resultado da Formação na Oficina “Impaciências de papel”, para participação no Projeto Biblioteca Infinita.

A partir da leitura do poema de Eugénio de Andrade, “As palavras”, as professoras dinamizadoras Elsa Andrade e Paula Silva solicitaram aos alunos do 1.º ciclo que escrevessem a palavra que consideravam mais importante que passaram a fazer parte do livro interativo da biblioteca itinerante e irá percorrer o concelho de Torres Vedras.

Os alunos do 10.º ano partilharam a leitura expressiva de duas das sete histórias produzidas em grupo, a partir do jogo “Histórias Baralhadas” e envolveram os mais novos na construção da moral a retirar das narrativas.

No final dos encontros foram distribuídos marcadores de leitura, nos quais cada aluno de 3.º ano registou uma palavra amável para partilhar com um colega de turma.

As duas últimas sessões foram dinamizadas pelos alunos do 11.º A, orientados pela docente Goreti Jordão, com a colaboração da docente Luísa Nogueira na leitura de texto tendo por base o livro de Monica Marelli, A Física do Miau.

A partir da leitura do texto "Dona Aranha e os polímeros", os alunos do 1.º ciclo foram orientados pelos mentores na criação de polímeros, levaram consigo o desafio para produzirem, em família, "Aranhas de Bolso" e todos saíram mais ricos com a partilha.