18.07.2023

Visita de campo ao Forte S. Vicente e Centro de Interpretação das Linhas de Torres - CILT de Torres Vedras

No passado dia 11 de julho de 2023, aconteceu uma visita de campo ao Forte S. Vicente e Centro de Interpretação das Linhas de Torres - CILT de Torres Vedras por parte dos professores bibliotecários e professores de história dos vários agrupamentos de escolas do concelho de T. Vedras, associados ao projeto Rota Histórica das Linhas de Torres: Comunidade e Turismo Sustentável, no sentido de conhecer o património associado a este tema.

Tendo conhecimento destes recursos, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) manifestou interesse em associar-se ao projeto, o que foi aceite pela Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), da qual este município é membro.

Esta visita está, assim, na base do lançamento de um projeto piloto com as escolas para o próximo ano letivo, envolvendo turmas do 6.º ano e as bibliotecas escolares.

No âmbito do projeto serão lançados dois recursos pedagógicos dirigidos às escolas: um Livro Infanto-Juvenil e um Booklet (este último, dirigido a professores e mediadores), apresentando propostas de articulação do tema das Invasões Francesas e da construção do sistema defensivo conhecido como “Linhas de Torres” com os conteúdos letivos.

A construção desta parceria é da maior importância, porque garante o estudo efetivo dos conteúdos relacionados com as Invasões Francesas, ocorridas no início do século XIX, em particular com a Rota Histórica das Linhas de Torres, e que passarão a fazer parte das aulas dadas pelos professores ao longo do ano letivo, com claros benefícios para o conhecimento do património e da divulgação da história local, regional e nacional.