21.03.2019

A Semana da Leitura na Escola Secundária Madeira Torres

A Semana da Leitura decorreu de 11 a 15 de março de 2019, na Escola Secundária Madeira Torres, tendo sido desenvolvidas atividades de promoção da literacia.

Foram lançados alguns desafios à comunidade escolar que contemplaram a criação de capas alternativas para os seus livros de eleição, com recurso às novas tecnologias de informação, a escolha de outros títulos para os três últimos livros lidos e a produção de uma curta história de família, uma memória pessoal ou de um familiar, que contivesse um ensinamento.

Ficou pronto para o prelo, o livro de contos dos alunos do 10º ano do Curso de Línguas e Humanidades que participaram num workshop de escrita criativa, dinamizado pela Fábrica das Histórias, Casa Jaime Umbelino. Os oito Enredos de Meter Medo, criados pelos alunos, prometem bons momentos de leitura.

Houve também partilha de leituras corais, num intercâmbio com a Creche do Povo, onde os alunos do 10º ano turma I, acompanhados pela docente Elsa Andrade, da equipa da Biblioteca Escolar, se deslocaram para dar a conhecer duas Histórias de Arnold Lobel, “O poço dos desejos” e “O Rato Velho”. Aproveitando o talento para o desenho de um dos alunos da turma, os meninos da sala dos 4/5 anos da Educadora Ângela Fernandes foram desafiados a colorir os desenhos representativos das personagens das histórias.

Decorreu também a última sessão do Clube de Leitores Adolescentes, na Biblioteca Municipal de Torres, cujos encontros geraram o debate de questões despoletadas pela leitura da obra de Primo Levi, Se isto é um homem.